Tubos
Os tubos de concreto são peças pré-fabricadas com diâmetros que variam de 20 centímetros a 2 metros. Possuem também tipos de conexão diferentes, como tipo macho-fêmea ou ponta-bolsa. Em geral, possuem nomenclaturas específicas de acordo com sua utilização e resistência mecânica. Quanto maior a classificação dos tubos de concreto, maior é sua resistência mecânica.
- Tubos de concreto para água pluvial: com armação – PA1, PA2, PA3 e PA4 / sem armação – PS1 e PS2.
- Tubos de concreto para esgotamento sanitário: com armação – EA1, EA2, EA3 e EA4 / sem armação – ES.
A sua instalação normalmente é feita via escavação, que pode ser feita de forma manual ou via maquinário. É muito importante seguir as medidas necessárias antes e durante a escavação, para garantir o espaço para o assentamento e o funcionamento adequado dos tubos. Nessa fase do assentamento dos tubos de concreto, será utilizado o uso de maquinários, como retroescavadeira.
Depois do assentamento, o próximo passo é aplicar as juntas, que podem ser elásticas ou rígidas. Nessa fase, é fundamental vistoriar a parte interna dos tubos para retirar qualquer resquício de terra ou algum outro detrito da obra que possa impedir a passagem da água.
Após a conclusão do assentamento, está na hora do reaterro, onde os tubos de concreto serão cobertos com terra e será reconstruído a parte superior do solo, de acordo com o projeto. Essa etapa requer extremo planejamento e cuidado. Os materiais mais indicados são os de argila, por terem uma boa secagem e não apresentarem riscos de danificação dos tubos de concreto subterrâneos.